Num mundo contemporâneo turbulento, onde o estresse e a ansiedade governam nosso tempo, as ferramentas que nos sintonizam de volta ao equilíbrio interior são extremamente preciosas.
Entre as ferramentas espirituais mais poderosas está o mantra “Om Namah Shivaya”. Este é um mantra de idade avançada, proveniente da época dos Vedas, os antigos textos da Índia.
O que é o Mantra Om Namah Shivaya?
Om Namah Shivaya é um mantra muito antigo e profundo do hinduísmo. Sendo dos Vedas, os textos espirituais mais sagrados da Índia, acredita-se que é um hino devoção ao Senhor Shiva, o poderoso Ser que é o Destruidor e o Transformador do Universo.
Que se traduz livremente como “Eu invoco, confio, honro e me curvo à luz do Senhor Shiva”, “Om Namah Shivaya” é muito mais do que apenas o arranjo de algumas palavras.
Ele contém cinco sílabas – Na, Ma, Shi, Va, Ya, cada uma das quais representa uma dos cinco elementos essenciais da manifestação: terra, água, fogo, ar e éter.
O “Om” que precede o mantra é o som primordial, representando o nascimento de todas as coisas, a vibração que criou este mundo.
O mantra é capaz de destruir com sucesso negatividades e alterar energias, e, assim, é eficaz em ajudar a atingir o equilíbrio emocional, bem como a espiritualidade e autoconhecimento. Sendo assim, é uma das principais práticas espirituais realizadas em todo o mundo por pessoas que meditam e praticam.
Significado de Om Namah Shivaya
O significado de “Om Namah Shivaya” é profundo e variado, indo conforme o misticismo religioso hindu. Muitas vezes, o mantra é traduzido como “Eu saúdo reverentemente Shiva” ou “Eu saúdo Shiva”. O significado, no entanto, é muito mais profundo do que a conotação da palavra que está sendo comunicada, referindo-se a uma conexão com um poder maior e consigo mesmo.
Significado Místico das Sílabas
As cinco sílabas do mantra (Na-Ma-Shi-Va-Ya) têm um significado místico profundo:
- Na: Representa a terra (prithvi)
- Ma: Representa a água (jala)
- Shi: Representa o fogo (agni)
- Va: Representa o ar (vayu)
- Ya: Representa o éter (akasha)
Esses cinco elementos são considerados os principais componentes do universo, bem como do corpo humano. Ao recitar “Om Namah Shivaya”, pode-se ter a noção de que, purificando e equilibrando esses elementos dentro de si mesmo, o corpo e a mente estão se elevando à divindade.
Assim, ao traduzir “Om Namah Shivaya”, pode-se dizer que é uma invocação ao Divino na forma impessoal, mas também a uma mudança ao nosso ser, à nossa consciência individual e à harmonia com o mundo.
É uma disciplina para o progresso espiritual em direção à realização do iogue ideal, no sentido de ir além do eu, experimentar silêncio mental, equilíbrio emocional e, no final do caminho, moksha espiritual.
Outros Mantras
- Om Namo Bhagavate Vasudevaya: “Saudações ao Senhor Vasudeva (Krishna).”
- Maha Mrityunjaya Mantra: “Nós meditamos sobre o Senhor Shiva para proteção e cura.”
- Gayatri Mantra: “Nós meditamos no esplendor divino do Sol para iluminação.”
- Om Namah Narayanaya: “Eu me curvo ao Senhor Narayana (Vishnu).”
- Om Mani Padme Hum: “A jóia no lótus, um mantra de compaixão e amor.”
- Hare Krishna Mantra: “Rezar a Krishna e Rama por proteção, purificação e paz.”
- Shanti Mantra: “Que haja paz e harmonia em todos os níveis.”
- Om Shanti Om: “Om, paz em todos os níveis de existência.”
[…] Om Namah Shivaya: Mantra de devoção a Shiva, o senhor da destruição/transmutação; bom para purificação e meditação. […]
[…] Om Namah Shivaya – Mantra de saudação a Shiva, promovendo purificação e transformação espiritual. […]
[…] Om Namah Shivaya: Uma saudação ao Senhor Shiva, o transformador e destruidor no ciclo cósmico do universo. […]